
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Cintura de Asteróides

Região do Sistema Solar compreendida aproximadamente entre as órbitas de Marte e Júpiter.
É constituída por fragmentos rochosos sendo Ceres o maior e o único planeta anão da cintura, com um diâmetro de 950 km.
Mais da metade da massa total da cintura está contida nos quatro objetos de maior tamanho: Ceres, Vesta, Palas e Hígia. Ceres, o maior e o único planeta anão do cinturão, possui um diâmetro de 950 km e tem o dobro do tamanho do segundo maior objeto. Contudo, a maioria de corpos que compõem o cinturão são muito menores. O material do cinturão, apenas cerca de 4% da massa da Lua.
Cometa

Corpo menor do sistema solar que quando se aproxima do Sol passa a exibir uma atmosfera difusa, denominada coma, e em alguns casos apresenta também uma cauda, ambas causadas pelos efeitos da radiação solar e dos ventos solares sobre o núcleo cometário. Os núcleos cometários são compostos de gelo, poeira e pequenos fragmentos rochosos, variando em tamanho de algumas centenas de metros até dezenas de quilómetros.
Configurações Planetárias
As várias configurações planetárias dependem das diferentes combinações entre a posição do Planeta relativamente à Terra e ao Sol.

Configurações de um planeta inferior
- conjunção inferior: o planeta está na mesma direção do Sol, mais próximo da Terra do que o Sol.
- conjunção superior: o planeta está na mesma direção do Sol, mais longe da Terra do que o Sol.
- elongação máxima ocidental: o planeta está a oeste do Sol (nascimento e ocaso antes do Sol). É visível ao amanhecer, no lado leste do céu.
- elongação máxima oriental: planeta está a leste do Sol (nascimento e ocaso depois do Sol). É visível ao anoitecer, no lado oeste do céu.
Configurações de um planeta superior
- conjunção: o planeta está na mesma direção do Sol, mais longe da Terra do que do Sol.
- oposição: o planeta está na direção oposta ao Sol. O planeta é visível no céu durante toda a noite.
Constelações

É uma área definida da esfera celeste.
Essas áreas são agrupadas em torno de asterismos, padrões formados por agrupamentos aparentes de estrelas. Estas figuras foram desde a antiguidade interpretados como figuras de divindades, pessoas, animais ou objetos.
Coroa

No Sol são consideradas, em geral, seis camadas. Do centro para fora, temos o núcleo, a zona radiativa, a zona convectiva, a fotosfera, a cromosfera e a coroa.
A cromosfera e a coroa são como que a “atmosfera” solar, logo acima da camada visível, a fotosfera. A coroa é constituída por um plasma muito difuso e, estranhamente, muito quente – cerca de 2 milhões de graus Celsius!
Cosmologia

Ramo da Astronomia que investiga a estrutura, evolução e composição do universo e que pretende estudar o comportamento global do Universo.
Ao contrário da astrofísica que estuda as propriedades e estruturas dos objetos celestes, a cosmologia analisa o Universo como um todo.
Cromosfera

No Sol são consideradas, em geral, seis camadas. Do centro para fora, temos o núcleo, a zona radiativa, a zona convectiva, a fotosfera, a cromosfera e a coroa.
A cromosfera e a coroa são como que a “atmosfera” solar, logo acima da camada visível, a fotosfera. 
