E

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V Z

Eclipse

Resultado da passagem de um objeto celeste pela sombra de outro.

Eclipse solar: quando a Lua se interpõe entre a Terra e o Sol.

Eclipse lunar: quando a Lua é ocultada totalmente ou parcialmente pela sombra da Terra.

Eclíptica

A órbita aparente do Sol na Esfera Celeste chama-se eclíptica.

O plano de Eclíptica incluiu a órbita da Terra. Este plano tem uma inclinação de aproximadamente 23,5º relativamente ao plano do Equador terrestre.

Encelado

É satélite Saturno com um diâmetro a rondar os 500 km. É constituída por um núcleo rochoso e coberto por uma camada de gelo.

A camada de gelo cobre um oceano global de água líquida que conterá moléculas orgânicas. É por isso muito estudado por reunir condições para a presença de vida.

Erupções solares / Ejeções coronais de massa

As erupções solares normalmente acompanham as grandes ejeções coronais de massa (ECM). São ejeções de partículas de altas energias, que ocorrem na coroa solar. Quando atingem a Terra, a magnetosfera do planeta desvia a maior parte da radiação, mas uma parte pode chegar à atmosfera superior da Terra, causando tempestades geomagnéticas que podem alterar o funcionamento dos satélites de comunicação e sistema de posicionamento Global (GPS), assim como as redes de distribuição elétrica.

Esfera celeste

O céu noturno aparece a um observador como um manto esférico que envolve a Terra, no qual estão os astros, sem qualquer perceção das respetivas distâncias.
Esta esfera imaginária com um raio arbitrário, centrada na Terra é denominada a esfera celeste. Todos os objetos visíveis no céu são representados como projeções nesta esfera.

O modelo de esfera celeste é muito pratico para mapear o céu pois as posições dos vários objetos no céu podem ser quantificadas construindo um sistema de coordenadas celeste.